Roubo de Corrente

Se você já deixou o carro  sem ligar por alguns dias e quando foi ligar a bateria não deu sinal de vida, ou mesmo de um dia para o outro, pode ser que seu carro tenha um problema muito comum que é o roubo de corrente, principalmente se seu carro for um carro antigo.$_32

A bateria do carro armazena energia necessária para virar o motor de arranque ou motor de partida do carro, se não tiver carga suficiente o motor de arranque não consegue ser acionado isso é por conta do gasto com consumidores, que podem ser desde uma luz do salão que ficou acessa, ou um rádio que ficou ligado, porém temos o problema de roubo de corrente, quando o consumo da bateria com o carro desligado é acima da tolerância que o sistema foi projetado.

A instalação de componentes de forma errada, relés por exemplo, podem ocasionar o roubo de corrente.

Como detectar o roubo de corrente?

Nos carros antigos a medição pode ser feita assim que desligar o carro, nos mais novos existe o Power Latch que alimenta componentes eletrônicos temporariamente com o carro desligado, o tempo varia de acordo com cada sistema, de alguns segundos até 50 minutos, então procure saber se seu carro tem este sistema antes de começar a medição, caso tenha e a bateria for desligada antes deste prazo, poderá ocorrer problemas diversos, chegando até impedir a partida do motor.

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Antes disso deveremos ter um multímetro em mãos, existem inúmeros multímetros, desde dos automotivos, de eletricistas profissionais com isolamento forte, até um de R$ 20,00 da lojinha, este serve para ESTA medição, se você não pretende ser um técnico não precisar gastar seu dinheiro com algo caro,um barato já é suficiente.

1º – Colocar o multímetro na escala para a medição, usaremos a escala de 10 A (amperes) corrente contínua.

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2º – Colocar as ponteiras de provas nos plugues, a ponteira preta no plugue (Com) e a vermelha no plugue (10A).

Agora solte o borne negativo da bateria faça uma “ponte” entre o cabo negativo e a bateria com a ponta de prova e veja quanto foi o resultado da medição.

Em baterias com capacidade de até 60 Ah a tolerância aceitável é de 40 mA, em baterias de 70 Ah a 100 Ah em torno de 70 mA. Mas em todo caso consulte o manual do fabricante do teu carro para saber o valor correto. De qualquer forma se os valores estiverem muito acima disso, você comprovou que tem um roubo de corrente no teu veículo.

Caso comprove a fuga leve para um eletricista para fazer uma revisão nos conectores, fios e componentes.

Lembre de usar óculos, luvas e jaleco, a bateria é um componente que tem ácido, tensão e pode explodir, sua proteção com EPI sempre!

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