A teimosia

BlacksmithScene

Teimosia braba essa de guerreiro, que me faz ser o primeiro nessa procissão! Isso é a letra de uma música do Raulzito, aplicada há tanto tempo e por tantas vezes, é a teimosia que nos move, mais do que a própria esperança. Bom, a esperança é a última que morre, no entanto é a primeira que vai pra UTI.

Hoje fui procurar alguns livros e acabei por acaso encontrando uma placa que ganhei de presente quando me formei. A placa dizia que o guerreiro não sossega, está sempre em busca de desafios, de melhorar, de ir além. É verdade o Hércules, poderia ter parado no terceiro trabalho, mas não quis ele dar jeito logo numa dúzia. Foi por ser herói, por ser guerreiro, por ser teimoso ou vaidoso? Não se sabe, conta-se apenas que ele fez o doze sem reclamar, um por um, até o final.

Somos teimosos ao extremo, posso muito bem afirmar isso por mim mesmo. Não me canso de remar contra a maré, tanto que isso acaba parecendo para mim no auge de minha miopia o caminho natural das coisas. Tentamos sempre, nem que seja pra acertar uma única vez, teimamos, nos empenhamos e vamos além, vamos à luta contra todos os prognósticos, contra a lógica , contra a evolução das coisas e a solidez dos fatos. Digo isso pelo simples fato de não ser fácil para mim, e acredito que na maioria das vezes não é fácil para ninguém, você tem que tentar, tem que querer, teimar com a coisa toda para ver algum resultado.

Teimo todo dia, teimo em ter um carro antigo que no final das contas é muito mais caro que um novo zero Km. Teimo em ter ele, em manter ele rodando com tanto mecânico torcendo o nariz para fazer sua manutenção, teimo contra a maioria que prefere trocar de carro que restaurar ele, teimo em adquirir peças mesmo contra o meu bolso. Ah não para por aí, teimo em querer tocar guitarra mesmo sem ter talento para a coisa, na base da teimosia, repetição, estudo, e é uma pena não sobrar mais tempo para me dedicar, sou daqueles que precisa praticar, não vem do nada, preciso de dedicação, me falta o talento natural que certas pessoas possuem. Teimo em conseguir aparelhos antigos e discos de vinil num mundo que usa MP3, teimo em estar numa rádio fazendo programa de ROCK quando a maioria das pessoas só quer ouvir o som da moda.

Teimamos contra o tempo, sempre achamos que amanhã vai dar tempo, que outra hora podemos fazer aquilo que hoje protelamos, teimamos sem saber se realmente vamos ter esse tempo para nos dedicarmos. Amanhã pode muito bem não chegar e ficar tudo pela metade.

Por sorte teimamos com aquilo que queremos, como podemos e no caminho vamos achando mais alguns teimosos com os quais nos reunimos e fazemos nossos sonhos possíveis de se realizarem.

Acho que se não fossemos tão teimosos, a vida não teria tanta graça.

 

Um FORD abraço

 

Sabugo.

Deixe um comentário

