Unindo música e automobilismo

cadillac_records09
             Na verdade não precisa unir, estão tão interligados que cada carro tem sua trilha sonora (alguns modelos e muitos sons convenhamos que são desprezíveis), há décadas que os veículos automotores possuem como acessório, aliás, como item de série o radinho, que acompanhando a roda do tempo passou de AM, para FM de cartucho para K7 (alguém lembra da inovação do toca fitas auto reverse?), depois veio o Cd, a disqueteira, então surgiu o mp3 e com a inovação tecnológica até DVD, aprimoraram tanto que até é possível resolver tudo com o dedo sobre a tela, assassinaram os botões. Mas não importa qual o nível de tecnologia inserido, o fato é que há muito tempo a música esteve viajando ao nosso lado, ao alcance da nossa mão bem no meio do painel do automóvel.

De tanto andar junto, ela se fundiu aos modelos comercializados, ditos de época, obviamente que vamos tratar dos automóveis antigos, nos dias atuais em que funk e Sertanejo Universitário fazem sucesso, olha os carros que andam por aí e a quantidade de recall das montadoras. Nos idos de antigamente, automóvel era sinônimo de conforto e de estilo, elegância, robustez, hoje não passa de mera necessidade ou simplesmente de estatus, descartáveis, substituíveis, vagos. E assim também acontecer com a música de hoje em dia, vaga, sem história, precária de conteúdo, não vemos mais compositores como outrora, qualquer sílaba vira rima, mesmo que esteja perdida em um contexto de frases sem nenhuma conexão, então para piorar, há uma repetição sem fim do verso montado com muito custo que beira à exaustão. Mas a coisa não para por aí não, eles são inventivos e incansáveis, conseguem fazer a coisa ficar pior e a receita é simples, pegam o pseudo sucesso e fazem uma versão remix.

chess3

Eu sei muito bem que os tempos mudaram, a culpa é minha que reluto em admitir o consumismo, a seguir tendência e viver de modinhas passageiras. Raramente me conforto nesse quesito, entretanto foi numa noite de quarta feira que ao chegar em casa e ligar a tv em busca de algo parar assistir me deparei com um som inconfundível e por um instante fiquei estático ouvindo aquilo, era praticamente impossível estar tocando Smokestack Lightnin´ do grande Bluesman Howlin Wolf, mas como as vezes o impossível acontece, era isso mesmo que eu ouvia, aquela voz inconfundível e seu blues marcante. Arregalei os olhos de espanto para logo estreita-los de contentamento, tomo assento na sala, aumento consideravelmente o volume da tv e tomo ciência do que está acontecendo: está passando um filme chamado Cadillac Records que conta a história de uma das mais importantes gravadoras que o mundo já teve a Chess Records. Foi essa gravadora que apresentou ao mundo além do Wolf, Chuck Berry, Muddy Waters e Etta James, além de outros nomes como Little Walter, mas aí conhece só quem ama o Blues e pesquisa um pouco de história.

Confesso que fiquei extasiado, o filme era de época, com vários nomes do blues, com bagagem histórica (contou até a história dos Stones quando foram para os EUA gravar na Chess), contextualização social, muita, mas muita música boa e para ser um épico, nas filmagens usaram veículos impecáveis da época, década de 50 e 60, cadillac, ford, dodge.

Quanta diferença daquela época para a atual tanto em termos de música quanto de veículos. Mas vale a viagem no tempo, quem conseguir assistir esse filme eu recomendo, não somente pelo seu valor histórico e impecável trilha sonora, mas para o deleite dos amantes de veículos antigos que poderão ver alguns modelos e assim como eu terminar o filme inebriado e feliz.

 

Um FORD Abraço

 

Sabugo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s