Estudantes criam carro de corrida que acessa redes sociais

Já imaginou um carro de corrida em que o piloto pode acessar as redes sociais? Essa é apenas uma das ideias mirabolantes que aparecem na Copa Baja, uma competição de estudantes de engenharia organizada pela SAE-Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade).

Carros da Baja são projetados e construídos por estudantes universitários

Carros da Baja são projetados e construídos por estudantes universitários

A 19ª edição, que começa nesta quinta-feira (14/3) em Piracicaba (SP), reúne 81 equipes universitárias todo o país. Os estudantes constroem os carros.

Uma das novidades são modelos que possuem sistema de conectividade via internet. Com a utilização de um celular, o motorista pode receber informações de sua rede social no painel do carro em movimento.

“A competição é uma preparação para nossa entrada no mercado de trabalho. Além de um carro preparado para vencer a corrida, temos que projetar um produto com apelo comercial”, explica Paulo Yamagata, da equipe Poli, da Escola Politécnica da USP.

Volante com painel do sistema de acesso a internet do carro da equipe Poli

Volante com painel do sistema de acesso a internet do carro da equipe Poli

O sistema permite que a equipe passe instruções ao piloto ou até que ele mesmo acesse suas redes sociais. Mas não é recomendável usar o sistema durante a corrida.

“O piloto até pode dar uma olhada antes, mas, durante a corrida, distrai muito. A equipe não vai gostar nem um pouco se ele perder a prova porque estava vendo o Facebook”, diz Yamagata.

Outros carros da competição também testam sistemas interessantes, como a parte elétrica abastecida por energia solar e um sistema que identifica o motorista, regulando equipamentos do carro conforme o que foi previamente gravado por ele.

“As competições proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e de desenvolver capacidades necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE Brasil, que organiza a competição em parceria com a Petrobras. (Folha de São Paulo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s